Conteúdo 2, Tópico 1
Em andamento

Lição 1 – Internet – Um Meio Obrigatório

Conteúdo Progresso
0% concluído

Imagine um jovem em uma conversa empolgante na internet justamente na hora combinada para o estudo bíblico. Você bate na porta da casa dele e é atendido por uma criança. Você pede a ela para avisar que já chegou, porém, o seu aluno está concentrado em uma atividade difícil de largar e, naturalmente, quando ouve a notícia de que você já chegou, conforme o combinado, o seu ritmo é interrompido e ele logo se sente incomodado. É difícil para ele interromper o momento que lhe enchia de dopamina, para encarar alguém que fica lendo textos bíblicos e falando. Por conta da “surpresa”, num momento inoportuno, mesmo que tenha estado animado na lição anterior, hoje seu interesse fugiu. Então, ele toma uma decisão. Alguns minutos depois você vê a criança que te serviu de ponte voltando, com um rosto vestido de falsidade, e você suspeita que ela te traz uma má notícia. E sim, você acerta. “Ele não está!” – diz a menina.

Ao invés de visitar as pessoas nas suas casas, correndo o risco de encontrá-las sem disposição ou ocupadas, você pode interagir com elas, sempre que estiverem disponíveis, sem interromper o seu ritmo, através do mesmo recurso que mais as mantêm ocupadas, a internet.  Pratiquei o método de “casa em casa”, bem como o do uso de folhetos, mas no final do ano de 2019 tive de admitir que até os finais da última década, os métodos tradicionais estavam se tornando cada vez menos utilizados. A geração atual necessita de meios evangelísticos mais adequados a ela. Não que temos de substituir os métodos tradicionais, mas este merece maior investimento. A “geração android” – como costumam dizer os meus amigos – é tecnológica. Nunca houve uma geração com alto índice de desequilíbrio emocional como a atual. Poucos suportam ler textos longos, muito menos serem surpreendidos em suas casas enquanto estão distraídos. Nossa geração não gosta de pressão. Ela gosta de fazer as coisas quando se sentir a vontade, e o seu humor pode variar subitamente. Além disso, nossa geração é multitarefas e diz não ter tempo para dar uma pausa e estudar a Bíblia. Portanto, como evangelistas, precisamos de recursos que condizem com este cenário.

A situação que o mundo enfrentou recentemente, da Covid-19, foi para nós um alerta que não devemos ignorar. Ninguém era bem-vindo na casa dos outros, e o contato físico entre as pessoas era muito restrito. Por outro lado, a internet não possui fronteiras. Pessoas fisicamente inacessíveis, ou até mesmo muito distantes, podem ser alcançadas através da internet. A internet também oferece múltiplas opções: lições em texto, em áudio, ou em vídeo. Isso permite com que até mesmo as pessoas mais atarefadas consigam participar dos cursos. Por exemplo, se alguém não tem tempo para ler um texto, pode ouvir um áudio, seja dirigindo, caminhando, ou fazendo qualquer outra atividade. Sem dúvida, o Evangelismo Virtual tornou-se um imperativo e uma urgência na Missão. Faça parte dessa revolução.