Conteúdo 1 de 4
Em andamento

Manual do Evangelista Virtual

Lembro-me de quando nos primeiros anos da década passada criei a minha primeira conta no Facebook e rapidamente fiz amizades com pessoas de muitos países, até de outros continentes, especialmente do Brasil. Na lista das minhas primeiras amizades nessa rede também consta a Débora, uma brasileira fantástica que na época morava em Amsterdam, Holanda. Ela não pertencia a nenhuma religião, mas percebi que tinha alguma familiaridade com o Cristianismo quando afirmou ser uma “pagã” – ao perceber que eu sempre me identificava como cristão. Recordo-me que orei por ela sem saber como fazer para guiá-la à Cristo. Eu queria muito que ela O conhecesse também. Um dia o Espírito de Deus me incomodou para compartilhar com ela um link de uma das lições do programa Bíblia Fácil, da TV Novo Tempo. Meses depois, ela me revelou que havia se batizado numa Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Amsterdam. Na verdade, ela havia entrado em contato com a TV Novo Tempo e feito estudos bíblicos completos, após assistir uma das séries do Bíblia Fácil. Fiquei muito alegre com este acontecimento, e isso me fez enxergar com espanto a potencialidade da internet para alcançar almas para Cristo.

Aquela experiência fez brotar em mim a paixão pela missão através dos algoritmos. Desde então, já participei em grupos de debate, já lancei séries de publicações de influência no meu feed do Facebook, criei blogs – um dos quais, intitulado “Nazart”, possui uma série de artigos que apontam para as marcas do Deus Criador no Universo, que publiquei em 2016 -, dentre muitas outras formas que já usei. Se você, assim como eu, também é apaixonado pela ideia de usar a internet para compartilhar o Evangelho com o mundo, e tem interesse, mas não sabe como fazê-lo, este manual foi feito com muito carinho, não apenas para o projeto Link Esperança, mas também para pessoas interessadas neste tipo de obra como você. Nós desejamos ver muitos outros projetos similares, ou maiores, impactando o mundo com a mensagem do advento, para que a vinda do Senhor Jesus seja abreviada. Percebendo que até mesmo em zonas muito distantes e isoladas, os smartphones estão chegando, e as redes sociais continuam se tornando os maiores pontos de encontro dos usuários destes dispositivos, cremos fortemente que a internet seja um dos melhores meios (se não for o melhor) para alcançar o mundo inteiro ainda na nossa geração. Enquanto não chega o tempo em que o Evangelho do Reino será proibido na internet, não devemos perder mais tempo nem oportunidades.

O presente manual mostra, basicamente, porquê o evangelismo virtual é um dos meios mais eficientes para a pregação da Palavra de Deus atualmente; também revela alguns cuidados a serem levados em conta num evangelismo desta natureza; sugere algumas providências fundamentais para a organização de um evangelismo digital, desde o início e até mesmo depois do término da campanha evangelística; e, por fim, culmina com alguns conselhos para todos aqueles que desejam usar a internet para o alcance de almas para Cristo. Desejamos desde já que este manual lhe possa inspirar e ajudar na sua obra missionária virtual. Ele não contém toda a informação referente a essa área. O Evangelismo Virtual (EV) é ainda um vasto campo a ser descoberto e explorado. Mas certamente este manual lhe será de grande valor – é o que esperamos. Tenha certeza de que existe um espaço especial para você neste ministério. Será para nós uma grande honra ter você conosco, pois desejamos que este projeto seja em breve de muito amplo impacto, alcançando almas para Jesus Cristo, para a Sua honra e glória. Carinhosamente lhe saudamos!

Autor: Fernando André Zefanias